Os encontros técnicos promovidos pela Redespeleo Brasil têm se constituído em uma inovação de grande sucesso. Os dois eventos anteriores, Espeleo 2005 – Iporanga (SP) e Espeleo 2007 - Campo Formoso (BA), permitiram aos participantes uma excelente interação com a comunidade local, além de uma ativa programação de campo.
O maior diferencial deste tipo de evento é mesclar visitas técnicas à cavernas com atividades técnico-científicas, como mini-cursos, workshops, excursões científicas, palestras, etc.
Cordisburgo é um local emblemático para o estudo de cavernas no Brasil. Na Gruta de Maquiné deram-se os primórdios da espeleologia, paleontologia e arqueologia brasileiras, através do pai destas três atividades, o dinamarquês Peter Lund. Cordisburgo é também o berço de um dos maiores nomes da literatura mundial, Guimarães Rosa, que dedicou parte de sua obra às cavernas da região.
Além de Lund e Guimarães Rosa, no município de Cordisburgo encontra-se a Gruta de Maquiné onde, há mais de 100 anos, iniciou-se a exploração turística de nossas cavernas.
Cordisburgo é, pois, o cenário ideal para voltar a reunir a comunidade espeleológica brasileira em um encontro que resgatará importantes relações históricas e proporcionará informações relevantes relativas ao turismo em cavernas no Brasil. O evento contará com uma série de atividades (veja link específico) únicas, que prometem fazer do Espeleo 2008 um evento marcante e inesquecível. Participe!


